sexta-feira, 28 de março de 2008

Sindicalista assume a Álcalis


A disputa judicial pelo comando da Companhia Nacional de Álcalis, em Arraial do Cabo, pode ter chegado ao fim. Na tarde desta sexta-feira, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da empresa, Alexandre Alves dos Santos, assumiu a presidência da companhia interinamente. Ele vai ficar no cargo por 90 dias para convocar novas eleições.
A polêmica começou no mês passado, quando o ex-presidente Antônio Carlos Ferez conseguiu liminar para voltar ao cargo, destituindo Aloísio Ramos Caiado, eleito no ano passado. Ferez era o comandante da Álcalis em 2006, quando foi decretada a falência. No auge da crise, ele foi afastado da presidência e substituído por uma comissão de gestores que convocou o pleito cujo vencedor foi Caiado. Para voltar ao cargo, Ferez alegou irregularidades no processo eleitoral.
A liminar foi anulada por um agravo de instrumento, emitido pelo desembargador José Carlos Paes, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a favor do Sindicato dos Trabalhadores da Álcalis.
- O questionamento girava em torno das eleições, se o resultado foi válido ou não. Então nos propomos a convocar novas eleições, e para isso precisamos de 90 dias. Não queremos assumir a empresa. Nossa intenção é dar segurança jurídica ao processo - declarou Alexandre dos Santos.
Ele chegou à sede da empresa por volta das 15h30, com outros sindicalistas, onde era esperado por ex-funcionários. A decisão do desembargador foi apresentada na portaria, e a entrada do novo presidente foi acompanhada por um oficial de justiça e pela Polícia Militar. O ex-presidente Antônio Carlos Ferez, afastado pela segunda vez, não estava no local.
No cargo, Alexandre disse que vai dar continuidade ao processo da venda de terrenos para o pagamento de dívidas trabalhistas. Ele também mostrou que será obrigado a realizar prestação de contas do período em que for presidente.
- Mostramos ao desembargador que a situação (da Álcalis) estava complicada. Chegamos a pedir um mandado de busca para ter acesso a alguns documentos da empresa. Por isso, me comprometi a fazer a prestação de contas desses 90 dias à Justiça - completou o presidente interino.
___________________
>> Na foto, Alexandre (à direita) chega para assumir

Nenhum comentário: