sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Às avessas

.
Interessante a polêmica que envolve o apresentador do programa CQC, da Band, Rafael Cortez, e o jornalista Jorge Antônio Barros, do blog Repórter de Crime do jornal O Globo. Jorge Antônio encontrou Rafael e outros integrantes da equipe técnica do CQC no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, sacou sua handcam (câmera manual) e começou a filmá-los. Fez perguntas incovenientes a Cortez, que, por sua vez, foi seco e, em alguns momentos, ríspido. Deu respostas irônicas e o esnobou.
Jorge Antônio voltou filmá-los (ou pentelhá-los, podemos dizer, ao melhor estilo CQC) dentro do avião e no desembarque, no Santos Dumont, no Rio (o repórter/cinegrafista estava chato mesmo). Nesse momento, um dos produtores reclamou "direito de imagem" e mostrou-se irritado. Um diálogo tenso se seguiu, Rafael disse frases polêmicas e só foi deixado de lado ao entrar no saguão do aeroporto, por ordem da segurança do Santos Dumont, que pediu pelo fim da gravação. (Relato e vídeo completo no site http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/).
O vídeo, como era de se esperar, foi postado na internet. Mas, não se sabe bem porque, censurado e retirado do Google Vídeos. Mas novamente postado no Yahoo Vídeos e ainda disponível até o momento.
Tanto o tratamento dispensado ao repórter (ainda que chato, ele não violou nada ao fazer o que fez) quanto o ato de pedir a retirada do vídeo do ar já seriam questionáveis se tivessem partido de algum dos alvos que o próprio CQC costuma escolher. Mas, pior, partiram de alguém cuja a imagem demonstra exatamente o oposto. Um cara que faz o papel de chato-incoveniente que coloca os outros na saia justa, como o Rafael Cortez, não poderia se portar de maneira tão infantil quando deparado com a mesma situação. Seus produtores, idem. Todos utilizam do mesmo método para galgar o sucesso arrebatador que estão conquistando.
.

5 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite. Sinceramente acho que o garoto foi super educado e admitiu que como figura pública deve e tem que saber lidar com situações como aquela. Isso não sou eu quem está dizendo foi ele quem disse no video. O pior da história foi ele ter dito que "As vezes a mídia planta a violência no Rio". Isso matou com o Jab porque ele acabara de ser censurado pela Prefeitura do Rio que proibiu um cartaz em Copacabana para divulgar a violência. Isso vindo de alguém da imprensa foi o fim para o blogueiro. Se vc acompanha o Reporter de Crime vai entender o que estou dizendo. E mais, quem se estressou pode nem ser da equipe, talvez um amigo. Esse cara não é figura pública e não precisa aturar uma provocação tão chata e insistente.
Cordialmente.

Fabricio Duarte Reis.

Lívia disse...

Sinto dizer mas discordo totalmente do seu ponto de vista. Rafael é pago para "ser chato", como vc mesmo disse. E não é pq ele trabalha do CQC que vai aturar piadinhas e inconveniências a todo momento. Não vi nada demais no vídeo, pelo contrário, achei o Rafael até muito educado.

Jorge Antonio Barros disse...

Caro Tomás,
Quero agradecer tua lisura ao comentar a polêmica ocorrida por causa de um vídeo caseiro sem a menor pretensão. Discordo totalmente do que esse tal Fabrício está falando aí. Ele frequenta o blog, mas sequer me conhece pessoalmente.
Mais uma vez obrigado.
Jorge Antonio Barros, o Repórter de crime

Tomás Baggio disse...

Não sinta, Lívia. Discordar é mais que um direito seu. É uma necessidade do livre debate. Obrigado pela sua participação!

Anônimo disse...

Sr. Tamás Baggio, realmente não conheço pessoalmente o sr. Jorge Antonio Barros, nunca disse o contrário. Usar as iniciais do nome do blogueiro não me faz próximo do jornalista em questão. Usei o JAB para não citá-lo nominalmente, não para parecer próximo do jornalista. Apenas acompanho seu blog porque é de meu interesse a blogesfera policial. Meu comentário foi baseado nas minhas impressões sobre o assunto e interpretação do primeiro post sobre o assunto no blog do sr. Jorge Antonio Barros. Não sou representante do sr. Rafael Cortez muito menos conhecido do sr. Jorge Antônio Barros. Esse tal Fabrício Duarte Reis é mais um cidadão fluminense que acompanha, comenta e interpreta blogs que envolvem assuntos policias no Rio de Janeiro.

Parabéns pelo blog.

Cordialmente,
Fabrício Duarte Reis.