domingo, 23 de março de 2008

Salve internet

E ela salva mesmo. Salva a comunicação de um colapso. Não fosse a internet e as notícias que nos chegam diariamente através da grande mídia já teriam nos distorcido por completo. A humanidade arrumou um jeito de fazer um planeta do tamanho da Terra ser um ovo para a transmissão de conhecimentos. E mesmo para o contato físico. Engenharias e engenhocas nos aproximam e fazem o mesmo com nossas mentes.
Todas as grandes empresas de comunicação do mundo - as grandes mesmo - são controladas por umas dez famílias. Isso mesmo. Algo entre nove e onze. A internet é o único meio não controlado - e quase incontrolável - de expressão e disseminação de fatos, idéias, sentimentos, planos... Todos os outros meios, rádio, jornais, televisão principalmente, e, com mais exceções, o cinema, são controlados por uns poucos. Estes, tratando a comunicação como algo estritamente empresarial, fazem bem o papel de divulgar aquilo que lhes interessa. E, com mais competência ainda, fazendo com que o mundo acredite que tudo se resume ao pouco que nos é oferecido.
Na internet, onde a grande mídia tenta, da mesma forma, se estabelecer e comandar a informação corrente, a competição é mais difícil. Ela é muito grande, espaçosa, expansiva, como eu e você. Muito mais dinâmica, diversificada, interessante e inteligente.
A criação que, até agora, simboliza o ápice da comunicação humana, é a mesma que salva o homem do pensamento único.
Salve ela, a internet. E a comunicação.

2 comentários:

Mariana Ricci disse...

Poisé, eu tive que resumir essa semana um artigo que falava justamente disso, e você deve tê-lo, é da apostila do Piloto e tal...
Gosto demais de como você joga vários assuntos num texto.
Amo você!

Tomás Baggio disse...

Separei umas apostilas essa semana. São do primeiro semestre. Quero que dê uma olhada pra ver se quer alguma coisa.
Amo mto. Bjs.