quinta-feira, 18 de junho de 2009

Cada fórum, uma função

.
E cada blog é um blog, mas este blogueiro gostou tanto da resposta do "Nunca Li" que a reproduz na íntegra. Continuo com a opinião de que algumas pessoas importantes foram esquecidas na lista premiliminar. Mas a explicação do professor Paulo Cotias faz todo o sentido. Segue abaixo:

-------------------------------------------------------------------------------

"CADA FÓRUM, UMA FUNÇÃO
____________
Paulo Cotias

O jornalista Tomás Baggio, questionou a ausência de nomes e entidades na edição sobre Cultura do Projeto Cidade Viva. Ao companheiro blogueiro,o Nunca Li responde com uma afirmação e várias outras perguntas... Primeiramente a lista divulgada no blog é preliminar e será atualizada com outros nomes. Segundo, cabem às entidades mostrar seu interesse em participar do projeto, que a partir daí a coordenação analisa se é interessante à discussão que ela esteja presente. Vale lembrar que ninguém tem assento natural no projeto. E temos um e-mail especialmente dedicado ao recebimento de propostas e projetos, e a coordenação é acessível a particulares e entidades. Mas quem não faz contato...
Do mais, também cabe perguntar porque não convidamos a Igreja Católica, representantes de todas as denominações evangélicas, de todas os centros e denominações espíritas (afinal religião é cultura); porque não convidar todos os movimentos culturais, sociais, associativos, artísticos da cidade (afinal eles também são cultura); porque não convidar a todos os artistas locais para ter assento à mesa (afinal eles fazem arte e teriam o que dizer); por que não convidar todos os músicos da cidade (quer coisa mais cultural do que música ?); porque não convidar a todos os jornalistas, blogueiros, escritores, hippies, cozinheros, enólogos... (são todos cultura, ora.)
A resposta é simples, chama-se metodologia. Se da discussão do Cidade Viva brotar a idéia de um Fórum Permanente de Cultura, contemplando todas cores, formas e sabores já teríamos dado a oportunidade para toda essa e muitas outras formas de cultura se manifestar livremente. Ponto pro Projeto. Agora, transformar uma mesa com proposta técnica, que busca projetos, iniciativas em palanque de promoção pessoal, política ou institucional, ou ainda para dar voz a quem tem o que reclamar mas não tem o que sugerir no lugar não nos parece interessante, e existem na cidade outros espaços como rádios e jornais para que isso aconteça. Esperamos no debate pelo nosso amigo Tomás Baggio, não apenas com suas boas perguntas,mas com idéias e projetos que, pelo que conhecemos, certamente ele tem."
.

Nenhum comentário: