quinta-feira, 25 de junho de 2009

Impressões digitais

.
Aos poucos a imprensa corrige um erro que foi levada a cometer: chamar mais da metade dos secretários da prefeitura de Cabo Frio de coordenadores. A tal reforma da máquina administrativa, como se sabe, nunca aconteceu. O prefeito Marquinho Mendes disse em entrevista coletiva (outubro do ano passado) que as 31 secretarias seriam reduzidas a 13, conforme indicação de um estudo da FGV. Ao contrário, não só deixou as secretarias intactas, como criou a coordenadoria de Juventude e a Cabo Frio Tur. E ambas as pastas ainda não funcionam, depois de seis meses com os funcionários nomeados. A estrutura, em vez de ser enxugada, só aumentou.
Em entrevista publicada nesta quinta-feira na Folha dos Lagos, Marquinho disse que os contratos temporários não serão renovados por determinação do Ministério Público, e afirmou: "os comissionados são imprescindíveis para o funcionamento da máquina".
Funcionários reais e fantasmas estão com suas portarias garantidas, mas uma pergunta fica no ar: se a folha de pagamento é o maior problema da prefeitura, se a porcentagem de gasto com pessoal é cada vez maior e ameaça ultrapassar o teto de 53% do total arrecadado, e se o governo continuará com quase dez mil funcionários diretos (sem contar autarquias, terceirizados e afins), como a prefeitura sairá desta crise?

Outro assunto abordado na entrevista do prefeito foi a casa do fotógrafo Wolney Teixeira. Marquinho disse que nem pensa na possibilidade de restaurá-la e transformá-la em museu: "não temos dinheiro nem para a folha (de pagamento)", alegou.
Perguntei, então, porque ele havia entrado na casa e prometido sua trasformação em museu, em setembro do ano passado, durante a campanha eleitoral. Eis a resposta: "prometi porque na época tinha dinheiro, mas agora não tem mais".

Falta vontade política para resolver e o patrimônio está se dissolvendo. A prefeitura não tem que fazer tudo sozinha. Desapropriar a casa, restaurá-la, comprar o acervo e colocar lá dentro é caro, mas o prefeito tem condições de convocar a iniciativa privada para tal empreitada. Entidades como as fundações dos grandes bancos, por exemplo, abraçam projetos semelhantes em todo o Brasil, pois é interessante do ponto de vista publicitário e muitas dessas ações ainda são amparadas por incentivos fiscais. Mas é preciso esforço e comprometimento com a causa. A Acia e o Iphan podem ser grandes parceiros nesse processo.

O engenheiro Luciano Silveira é rápido no gatilho. Avisou rapidamente a possibilidade de um caso de gripe suína ter atingido o distrito de Tamoios. A suspeita era de uma professora que havia viajado para o sul do país e, ao retornar, fez conexão em um avião que partiu de Caracas, na Venezuela. Ela sentia os sintomas da gripe comum, e, como já se passaram mais de 10 dias desde que ela retornou da viagem (12, mais precisamente) e os sintomas não se agravaram, a possibilidade foi descartada pela secretaria municipal de Saúde.

Em Búzios, suspeitas de gripe suína recaem sobre uma criança. O diagnóstico sai amanhã ou sábado, de acordo com a secretaria de Saúde.

Só deu Cabo Frio na edição desta quinta do programa Balanço Geral, apresentado ao meio-dia na Rede Record. Os jornalistas Juliano Medeiros e Ivan Lemos, da praça cabo-friense, emplacaram três matérias. O apresentador também mandou um abraço para o coronel Carlos Henrique Alves de Lima, comandante do 25º BPM.

O artista plástico Ivan Cruz comemora o aniversário nesta quinta, com festa junina em casa, no Portinho. Recebe os parabéns do blog!

A edição de junho da Revista CIDADE está nas bancas, com matérias sobre a semana de museus, o grupo de teatro Creche na Coxia, a crise econômica de Cabo Frio e a derrubada de casas irregulares em Massambaba, entre outras. A capa está publicada no post abaixo.

A jornalista Aline Zapp (Auto Viação Salineira) está empolgada com as atividades da Associação Brasileira de Estudos e Necessidades Especiais (Abene) em Cabo Frio. Está tentando arrumar tempo para se aproximar da entidade.

Repercutiu a pergunta de Juninho Cajú ao ex-secretário de Cultura de Cabo Frio, Milton Alencar, no último debate do projeto Cidade Viva. O ex-secretário (12 anos no cargo) fazia discurso a favor do Fórum de Cultura, quando Cajú soltou:
"Milton, você se diz favorável ao Fórum, mas porque nesses anos todos como secretário teve medo de fazer?"

Aliás, o que se diz nos bastidores é que a relação entre Milton e o atual secretário de Cultura, Guilherme Guaral, é cada vez mais distante.
.

Um comentário:

flaviopettinichiarte disse...

é isso ae Tomás!!! muito bom teu trabalho aqui no Blog..o que não deixa de me chamar à reflexão..é?
cadê a galera do Peaço ( conciente ) ? eles leem este material? a outra è;;se lem..ele comentam?? acho que vai ser bom lançar pela TRIBAL o Ciclo de leitura e Escritura...parabens!!