segunda-feira, 9 de março de 2009

Denúncia

Clique na imagem
Baggio Digital recebeu, na manhã desta segunda-feira, denúncia encaminhada pelo escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Cabo Frio. De acordo com o denunciante, Pedro de Souza, um marco histórico que fica na entrada da Ilha do Japonês está sendo destruído (veja a carta abaixo). O gerente do Iphan cabofriense, Manoel Vieria, disse ter enviado o caso ao Ministério Público Estadual.
"Tomei a providência, assim como no caso da Casa do Wolney, de encaminhar o assunto ao MPERJ, onde foi aberto um Procedimento Administrativo para investigação. Porém não sei se o grande público já sabe desta completa falta de cuidado com o marco. Um acinte", alegou Vieira.
__________________________________________
CARTA
Senhores do Patrimônio Histórico,
Mais um crime contra a história da nossa cidade foi recentemente cometido. O marco de pedra da antiga sesmaria de São Bento, um dosdois marcos ainda restantes (o outro, disseram-me, encontra-se em umapropriedade particular), situado em frente ao hotel Portoveleiro no final do Caminho Verde (onde começa a estrada de terra para a Ilha doJaponês), foi quebrado e arrancado de sua base. Em anexo seguem fotos do estado em que se encontra o marco. Se nenhuma providencia urgente for tomada o velho marco de granito terá dois destinos: ou irá parar num outro jardim particular ou pior, vai ser quebrado para servir de brita de construção. Espero que o escritório local do IPHAN ainda tenha tempo de salvar este pedaço da história de Cabo Frio.
Atenciosamente,
Pedro A. H. de Souza
.

Um comentário:

Anônimo disse...

Triste sina de Cabo Frio, que não cuida da própria história. Triste ver que, pior que a população (que, talvez, por desconhecer a importância de tais marcos e casas históricas, acaba por destruí-los), é ver o poder público não se mobilizar, não cuidar para garantir que a identidade cultural da cidade se mantenha em estado vivo.
Será que é falta de interesse? Visão? Ou simplesmente, descaso e burrice? Sei não hein.. to começando a achar que a terceira opção faz mais sentido...