sexta-feira, 6 de março de 2009

Lula com a corda toda

.
Em visita a Cabo Frio na tarde de quinta-feira, para inaugurar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), o presidente Lula soltou várias pérolas. Em um discurso decontraído e cheio de brincadeiras, o presidente atacou as elites, falou de futebol e disse porque escolheu participar da cerimônia em Cabo Frio (também foram inaugurados os IFF's de Volta Redonda e Duque de Caxias por videoconferência). Eis algumas frases do presidente (favor ler com voz rouca e lingua presa):

"Olha, é engraçado esse negócio de discurso. A gente vai fazer um discurso e pede as informações ao ministro da pasta. Aí ele pega e faz o discurso da gente e a gente fica sem ter o que falar. Então eu vou falar outras coisas", brincou, começando a falar de improviso. (Nesse momento, o ministro da Educação, Fernando Haddad, murmurou com o governador Sérgio Cabral: "Eu não fiz o discurso dele", e todos riram).

"Ô Neto (Antônio Francisco Neto, prefeito de Volta Rendonda), eu acho que você tá mais magrinho. Mas você anda pintando o cabelo, hein Neto" (por videoconferência).

"Eu ia pra Volta Redonda, sabe, mas aí o Serginho (Sérgio Cabral, governador do Rio) disse: 'Ô Lula, você é metalúrgico, mora perto da Volkswagem, da Brastemp, tá cansado de ver máquina'. Aí eu pensei em ir pra Duque de Caxias, mas é na Baixada Fluminense e o Serginho vive por lá. Pois bem, pra variar um pouco a gente decidiu vir a Cabo Frio, pra ver esse marzão bonito que não tem em lugar nenhum desse jeito".

"Eu sei da importância de uma escola dessas, porque nada é mais sagrado do que aprender uma profissão e poder sustentar a sua família. O jovem precisa ter o seu próprio dinherinho, porque mãe, vocês sabem, mãe é o bicho melhor que tem no mundo, mas quando o filho pede dinheiro ela fica uma fera".

"Tava conversando agora pouco com um prefeito que está com dificuldades de sustentar uma escola federal na cidade dele. É de onde mesmo, Quissamanha?", hesitou, recebendo imediatamente o sopro do governador: "É Quissamã, a terra da água de coco".
"Ah, claro, a nossa famosa Quissamã, que tem a melhor água da coco do Brasil. Só perde pra água de coco de Garanhus" (sertão pernambucano, terra natal do presidente e que, até onde se sabe, não tem um coqueiro sequer), brincou Lula.

"Olha, vocês podem pegar uma escola dessas aqui e levar para a rainha Margareth da Inglaterra que ela vai achar fantástico".
A rainha da Inglaterra se chama Elizabeth II.

"Eu acho que a gente podia levar uma escola técnica dessas aqui lá pro Vasco da Gama pra ver se ajuda o meu amigo Roberto Dinamite".
.

Nenhum comentário: