sábado, 7 de março de 2009

Evolução, a Festa da Vida

.
Vinícius Canisso irá apresentar programa científico para jovens em rede nacional

Porque o conhecimento da Teoria da Evolução, proposta pelo naturalista inglês Charles Darwin há 150 anos, é cada vez mais relevante? Como a “seleção natural” explicada por ele e por seu conterrâneo Alfred Wallace, afeta todos os seres vivos do planeta, determinando sua evolução, sobrevivência ou extinção? De onde viemos, como chegamos até aqui e o que o futuro nos reserva como espécie? Será que a “sapiência” de nossa espécie, Homo Sapiens Sapiens, é suficiente para nos garantir um lugar entre os futuros habitantes do planeta? Ou seremos menos adaptáveis às transformações ambientais do que as baratas? Como o jovem enxerga novas tecnologias como engenharia genética, alimentos transgênicos, fármacos de alta tecnologia?
Estes e outros assuntos serão abordados na série televisiva “Evolução, a Festa da Vida”, sendo desenvolvida pela produtora Videociência Produções em parceria com a Escola SESC de Ensino Médio e apoio institucional do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Cada programa contará com a participação ativa e animada de uma platéia de 50 estudantes provenientes de todos os estados do Brasil. Dois jovens apresentadores, Vinícius Canisso e Bruna Aucar, comandarão a animação da “galera” dessa “festa do conhecimento”, que contará ainda com a participação e a coordenação científico-pedagógica do Prof. Nélio Bizzo, da USP e convidados, especialistas de renome em aspectos diversos da Teoria da Evolução.
A direção dos programas está a cargo do jornalista científico e produtor independente de TV Sergio Brandão, Diretor Geral da Videociência Produções e Curador Internacional da Mostra Internacional de Ciência na TV (Ver Ciência), que já dirigiu e apresentou programas divulgação científica como o Globo Ciência (do qual foi um dos criadores) e Eco Realidade, dentre outros.
A série de programas será gravada ao longo do mês de abril, e sua veiculação estará disponível a partir de maio para as emissoras de TV, também devendo ser veiculada pela internet e através de cópias em DVD. A TV Brasil já demonstrou interesse no material e deverá exibir o programa em rede nacional ainda este ano.
.

3 comentários:

Anônimo disse...

Aposto que vc é mais um desses "ateuzinhos muderos" que acham que sabe tudo mas que se ajoelham a deus na primeira dificuldade.

Deus te ama, seu herege

Anônimo disse...

oO

amém!

Anônimo disse...

Bom, haja vista a situação preocupante da desinformação do amigo vitor, resolvi comentar.

primeiro agradeço ao colega Bággio. Brilhante jornalista que trilha inabalavelmente o caminho dos grandes pensadores de nossa realidade.

em segundo, reafirmo a importancia deste projeto para a discussão das teorias do naturalista inglês Charles Darwin. Homem de idéias e pesquisas, que contribuiu inquestionávelmente para o conhecimento mundial sobre o que somos nós de de onde viemos.

e, caridosamente, em terceiro, sugiro ao vitor que estude sobre qualquer coisa que lhe formeça razoável condição de elaboração de uma idéia, uma opinião ou posicionamento antes de disparar histericamente contra quem ou o que não conhece.

e, por último,graças a Deus que um cabofriense teve a felicidade de ser escalado para apresentação de um projeto tão bacana para a TV, além de tudo.

amém também... e que assim seja!