sexta-feira, 13 de março de 2009

Prefeitura mostra interesse no acervo de Wolney

.
Coordenador de Cultura, Guilherme Guaral e Warley Sobroza de Souza, filho de Wolney Teixeira e Souza

Disposto a negociar a aquisição do acervo de fotos de Wolney Teixeira e Souza, o coordenador de Cultura da prefeitura de Cabo Frio, Guilherme Guaral, se encontrou esta semana com o filho do fotógrafo e herdeiro do patrimônio, Warley Sobroza de Souza. O acervo tem mais de 10 mil fotos, a maioria em forma de negativo - entre elas algumas do maior retratista do Rio de Janeiro no século XIX, Augusto Malta, que esteve em Cabo Frio em 1915 durante a comemoração dos 300 anos da cidade e registrou imagens do lugar -, além de ampliadores e máquinas usadas por Wolney.
Warley informou que ainda não tem um valor fechado para todo o acervo, mas que fará uma avaliação com especialistas: “Não tenho intenção de passar esse acervo para outra instituição que não seja a Prefeitura de Cabo Frio”, informou ele, lembrando que as fotos possuem temas variados, de eventos sociais às atividades de salina e pesca, aspectos culturais e arquitetônicos, entre outros.
Guilherme Guaral se mostrou empolgado com a conversa, mas ressalta que a negociação ainda está no começo. Ambos, no entanto, se mostram céticos quanto à preservação da antiga casa de Wolney - em que Warley foi criado - mas já vendida pelo filho do fotógrafo. A casa data do século XVIII e é uma das duas últimas construções históricas que resistem no centro da cidade, em plena Rua Érico Coelho.
.

5 comentários:

Rafael Peçanha disse...

Finalmente! Por que era tão difícil sentar, conversar e negociar dessa forma? Mais uma vez, Guaral se destaca. O caminho é esse. Grande abraço!

Renata Cristiane disse...

Estou comemorando esse momento. Wolney tem uma importância histórica para nossa cidade, mais ainda, assim como Augusto Malta, para a história da fotografia brasileira.
Parabéns Guaral e parabéns aos colegas da imprensa q pressionaram(as vezes até exageradamente). A luta não foi em vão!

Anônimo disse...

Nunca é em vão!

flaviopettinichiarte disse...

Que bom!! Espero viver muitos anos nesta terra para ver esse assunto resolvido como deve ser, mas sou tão cético quanto o Coordenador de Cultura..só que eu vou alem ..lembro o ano passado o Sr, Prefeito dizer que a casa era para ser um patrimônio cuidado pela Prefeitura e até hoje nada.E tem mais,aonde vai ser guardado esse material( caso se concretize a operação) ,,em algum estúdio de TV Privado ?? quem vai fazer a curadoria...os quadros de do José de Dome estão ai sem ninguém realmente capacitado para a manutenção deles,,e por ai Vai!!

Flavio Pettinichi( artista plastico)

BRINCADEIRAS DE CRIANÇA disse...

Parabéns! Mas só as fotos? E o lugar de exposição? Charitas, onde encostam as cadeiras, nas " reuniões do Samba",nos trabalhos expostos?
Bem lembrado Flávio! Qual foi a promessa do Sr. Prefeito da Cidade de Cabo Frio quanto a casa de Wolney!
Paulinho Mayardy tem "fotos lindas" que tirei da casa Wolney!