terça-feira, 31 de março de 2009

Esperança para a Casa Wolney

.
A prefeitura de Cabo Frio foi condenada a dar início imediato ao processo de recuperação da Casa Wolney, na Rua Érico Coelho. A construção histórica, onde morou o fotógrafo Wolney Teixeira de Souza na primeira metade do século passado, está em ruínas e precisará ser totalmente reconstruída. De acordo com a decisão judicial, a prefeitura tem dez dias para começar as obras, sob pena de multa diária de R$ 1 mil. O governo ainda não anunciou se vai recorrer da sentença. Além da prefeitura, os atuais donos do imóvel também são réus na ação movida pelo Ministério Público.
No ano passado, dois meses antes das eleições, o prefeito Marquinho Mendes ordenou a invasão da casa por agentes da Saúde Coletiva, alegando perigo à saúde pública (o local, que ainda está abandonado, continua servindo de criadouro insetos). Após a limpeza, Marquinho anunciou que aceitaria a proposta de fazer, alí, o Museu da Imagem Wolney Teixera, como disse à época. Vitorioso nas urnas, nunca mais falou no assunto.
Há duas semanas, o coordenador de Cultura da prefeitura cabofriense, Guilherme Guaral, se encontrou com o filho de Wolney, o também fotógrafo Warley Sobroza de Souza. Eles negociaram a aquisição de todo o acervo - com mais de dez mil fotos - por parte do poder público. Mas ambos se disseram céticos quanto à preservação da residência, que já foi vendida por Warley a um empresário interessado em abrir mais um ponto comercial no centro da cidade.

2 comentários:

Renata Cristiane disse...

Pelo amor de Deus, ponto comercial NÃO!

flaviopettinichiarte disse...

Bom..ate que em fim alguém de peso se Pronunciou!!! MAS??? Já vi muita sentencia ser recorrida durante anos.. estamos no meio de uma guerra de sentencias e demais e a cidade continua desgovernada!!! Vamos ver que fazem agora!! R$ 1000 diários até que não é tão caro ..se temos em conta a quantidade de cargos comisionados e superintendências que andam por ai!!! Eu, ate não ver as mão na massa não acredito..ate por que não vejo a classe interessada em fazer pressão sobre os governantes..e por ai vamos.. não adianta dizer..AI,,,isso não !! peloamor de Deus!! Estamos assistindo a destrucão total da cidade e nada fazemos.. não há mais tempo a festa acabou!!! A casa do Wolney pode ser o próximo tapa nas nossas caras!! E lá estaremos Nós dizendo..Poxa???
Flavio Pettinichi!!