sexta-feira, 20 de março de 2009

Semana Teixeira e Souza

.
Foto: Mariana Ricci

Cabo Frio voltou ao século 19 na tarde desta sexta-feira. A bordo de uma charrete e vestido com as roupas da época, o apresentador Vinícius Canisso representou a chegada do escritor cabofriense Antônio Gonçalves Teixeira e Souza ao centro da cidade. Ele e a esposa, Giulia Coelho Edler - que representou a mulher do escritor - percorram toda a Avenida Teixeira e Souza com direito a uma chegada triunfal na Praça Porto Rocha, onde subiram no coreto acompanhados do prefeito Marquinho Mendes, da vice, Delma Jardim, e do coordenador de Cultura, Guilherme Guaral. E assim foi aberta a 19ª edição da Semana Teixeira e Souza.
Filho de um português e uma negra, Teixeira e Souza é o autor do primeiro romance publicado no Brasil, "O Filho do Pescador", de 1843. O escritor nasceu em Cabo Frio em 1812 e morreu no Rio de Janeiro em 1861. Teve como mestre o cirurgião Inácio Cardoso da Silva, professor em Cabo Frio e também poeta, cujos versos Teixeira e Sousa mais tarde reuniu e publicou. Além de "O Filho do Pescador", Teixeira e Souza escreveu mais 13 obras, duas delas ainda inéditas.
A Semana Teixeira e Souza tem programação no Charitas e nas escolas municipais. A Coordenadoria de Cultura também definiu 2009 como Ano Teixeira e Souza.
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mari, que foto linda! Parabéns! Bjos, Clarisse Almeida

Renata Cristiane disse...

mto bacana mesmo....